27-02-2010 - Liga Nipo Brasileira de Volley abriu a Regional Oeste no Estado de São Paulo.
<Fotos>

Neste sábado, 27 de Fevereiro, a Liga Nipo Brasileira abriu a Regional Oeste no Estado de São Paulo.

Na sede da Associação Cultural Agrícola e Esportiva de Presidente Prudente, os dirigentes esportivos da cidade além de Bastos, Alvares Machado, Pirapozinho e Marilia deliberaram pelo início dos trabalhos da Liga Nipo Brasileira pela modalidade Volleyball.

O campeonato da Regional Oeste vai seguir as regras já utilizadas pela Liga em São Paulo , uma vez que as mesmas já foram definidas como válidas para torneios a nivel nacional dentro da comunidade nipo brasileira.

Os regulamentos serão definidos pela comissão organizadora, formada por Carlos Alberto Hiromitsu Uyema da ACEO - Presidente Prudente (eleito presidente da Regional), Laerte Shida ACENBA - Bastos (eleito vice presidente), Yoko Miyogusuku Shimabukuro e José Nascimento Jones de Pirapozinho, Flavio A. Yano e Giuliano Naoki Shida de Bastos, Roberto Yasuo Yamazaki de Alvares Machado, Emerson Katsuo Kawaguchi e Rosemeire Aiko Akamine ACEO - Okinawa de Prudente.

A programação da comissão inclui o contato com as Federações de entidades da comunidade nipo brasileira de Alta Sorocabana, Alta Paulista, Noroeste e região para definir tabelas e modos de disputa do campeonato que deve seguir durante o ano de 2010.

O foco principal da regional foi determinado em usar a modalidade para revitalizar as entidades da comunidade nikkey, propondo a realizar este trabalho em prol da liderança dos proximos 30 anos em virtude do trabalho dirigido nas categorias de base e retorno dos atletas veteranos e seus filhos para as entidades.

A comissão terá autonomia para dirimir demandas da comissão técnica sempre prevalescendo o espirito "fair play" e integração da comunidade através do esporte.

O presidente regional Carlos Uyema pediu apoio a todos no sentido de poder exercer o primeiro e dificil mandato na implantação da regional e mostrou-se confiante na tarefa de inclusão dos atletas da região no circuito intercolonial nacional.

As equipes da região deverão participar do torneio nacional promovido pela Liga Nipo Brasileira e realizado pelo Hotel Taiyo em Caldas Novas - Goiás, em sua 5a edição, que tradicionalmente conta com a participação de equipes de Belem, Brasilia, Sao Paulo e Paraná no mes de novembro.

A comunidade da modalidade volei, começou a se mobilizar através de torneios realizados em 2009 e 2010 nas cidades de Marília e Bastos.

 

Após a implantação da modalidade volei, outras modalidades como futsal, tenis de mesa e xadrez que já conta com ampla atividade em São Paulo , inclusive com a participação de delegações em torneios internacionais como a Conftaternização panamericana Nikkey que é realizada a cada tres anos e a próxima edição será no Paraguai em Julho de 2011.

A liga conta com o apoio de Victor Kobayashi, Presidente do Instituto Paulo Kobayashi e do Deputado Federal Walter Ihoshi desde sua fundação há oito anos atrás e foram muito importantes para a contitnuidade e crescimento da Liga com compravada recuparação das entidades participantes.

Segundo Yoshio Imaizumi, presidente da Liga Nipo Brasileira de Volleyball, Futsal, Tenis de Mesa e Xadrez, a importância da vertente do esporte paralelamente às atividades culturais, são de suma importância para a manutenção e revitalização das entidades nipo brasileiras pós Centenario da Imigração, pois a passagem de jovens que após os 18 anos vão cuidar dos estudos, trabalhar, casar e com os filhos na idade de oito a nove anos, tem muito mais chance de retornar às entidades nipo brasileiras, por já conhecer o espírito comunitário.

Quem nunca passou por um kaikan, não entende aspectos fundamentais como o trabalho voluntario nos eventos, colaboração e doação para viabilizar eventos como Undokai (ginkana poliesportiva), que justifica o sucesso de centenas de entidades nipo brasileiras em todo o Brasil.

Matéria e fotos: Yoshio Imaizumi e Laerte Shida

 




VOLTAR

ESPAÇO P/ANÚNCIOS
ESPAÇO P/ANÚNCIOS
ESPAÇO P/ANÚNCIOS

(C)2006 ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA NIKKEY DE BASTOS
Rua Adhemar de Barros, 466 - Bastos - São Paulo - Brasil
CEP 17690-000 - Tel.: 14-3478-1209 - Fax: 14-3478-1585
e-mail: bastos@acenba.com.br